A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas. (A Educação Especial na Perspectiva da da Inclusão Escolar, Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa, Mec, pág. 8)
Desta forma, através de um planejamento sistemático, esses recursos, considerados uma ajuda ou um apoio, são capazes de propor à pessoa deficiente, uma vida mais autônoma, independente, principalmente no âmbito escolar, onde se objetiva o pleno desenvolvimento do aluno deficiente.
Estudos demonstram que a participação e união de todos: saúde, escola e família proporciona uma grande evolução no desenvolvimento global da criança ou
pessoa com deficiência.
As barreiras impostas pela patologia podem
e devem ser minimizadas com ações organizadas, para e com o indivíduo, a fim de
propor benefícios que traduzam sua autonomia e maior independência possível.
Assim, refletindo nessa perspectiva, sugiro alguns recursos capazes de cumprir essa função.
Sabemos que a "escrita" proporciona à criança relações intensas com o meio, internalizando, expondo e ressignificando pensamentos e idéias.
Existem uma variedade de alternativas que podem ser disponibilizadas para facilitar a preensão do lápis, quando diagnosticado prejuízo na coordenação motora do academico. No entanto, esta traz um lado lúdico que alegra qualquer criança no aprendizado do registro, quer seja em forma de desenho ou escrito.
Recurso que facilita a preensão e auxilia a escrita
A escrita também poder ser realizada através do computador, com órteses, teclados especiais, colméias, etc. Este acessório traz um design moderno, que agrada qualquer usuário, deficiente ou não, pois possui teclas maiores, consequentemente letras maiores, coloridas e com funções básicas de digitação, minimizando a quantidade de teclas existentes num teclado comum.
Acessório que facilita a digitação.
Possui teclas maiores, coloridas e com funções básicas de uso
Nenhum comentário:
Postar um comentário