Um Breve Esclarecimento
A
cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares
da visão, que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho,
distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.
Pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita) ou, posteriormente
(cegueira adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
(Atendimento Educacional Especializado: Baixa Visão, pág. 15)
A
baixa visão (ambliopia, visão subnormal ou visão residual) é complexa devido à
variedade e a intensidade de comprometimentos das funções visuais. Essas
funções englobam desde a simples percepção de luz até a redução da acuidade e
do campo visual que interferem ou limitam a execução de tarefas e o desempenho
geral. (Atendimento Educacional Especializado: Baixa Visão, pág. 16)
Dadas
suas especificidades, as pessoas com cegueira ou deficiência visual, terão sua
autonomia, independência e aprendizado, baseados no acúmulo de estratégias e
recursos disponíveis para seu atendimento.
Segundo
Laplane e Batista, algumas poderão realizar com pouca dificuldade as tarefas
escolares sem qualquer auxílio e outras necessitarão de auxílios ópticos (lupas
e telescópios) ou não ópticos (ampliações, iluminação especial e outras
adaptações do ambiente) para melhorar seu desempenho, algumas conseguirão
utilizar materiais visuais e outras preferirão os materiais táteis (sistema
Braille de escrita) ou aditivos.
A
aprendizagem visual depende não apenas do olho, mas também da capacidade do
cérebro de realizar as suas funções, de capturar, codificar, selecionar e
organizar imagens fotografadas pelos olhos. Essas imagens são associadas com
outras mensagens sensoriais e armazenadas na memória para serem lembradas mais
tarde. (Atendimento Educacional Especializado: Baixa Visão, pág. 17)
Desta
forma, cada indivíduo possui um jeito próprio de desenvolver processos de
codificação dessas imagens guardadas na memória. As experiências vivenciadas ao
longo da vida, assim como sua variedade, qualidade, clareza e estímulo refletem
a capacidade ou habilidade que a pessoa possa adquirir para compreender,
interpretar e assimilar a informação oferecida.
Para
Vigotski, os fatores ambientais e dentro desses os sociais e culturais,
condensados na função da linguagem, são fundamentais nos processos de
desenvolvimento e aprendizagem. Na idéia de que o homem se desenvolve na
sociedade e na cultura, por meio de uma ferramenta especialmente desenvolvida
para isso, isto é, o homem é um ser capaz de aprender com o outro por meio da
linguagem que organiza e dá sentido à experiência humana compartilhada.
Desse
modo, pode-se concluir que o desenvolvimento do ser humano é parte daquilo que
se é produzido no âmbito escolar, através das relações entre o alfabetizador, o
acadêmico e o objeto de pesquisa. É preciso investir de forma consciente e
planejada na organização de um ambiente que promova sempre a constante
interação e participação desses indivíduos, determinados através de
diagnósticos sobre sua necessidade, interesse, disposição e objetivos próprios
de cada ser.
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